Que problemas podem ocasionar as marcações (tags) sem permissão?
As tags, marcas ou etiquetas respondem ao desejo de quem as utiliza para relacionar —normalmente identificando sua imagem— a uma pessoa com uma fotografia.
Se analisarmos esta expressão e temos em conta que as Redes Sociais fazem uma difusão das marcações chamando a atenção sobre sua criação por meio de avisos aos usuários relacionados, o resultado é claro:
- alguém conta coisas de nós ao relacionar-nos com uma fotografia, por aquilo de que uma imagem valha mais que mil palavras (que feição tenhamos, com quem estamos, que estamos fazendo?)
- a rede social difunde essa informação de maneira instantânea
Por que tantas facilidades para que uns contem e outros conheçam coisas de nossa vida sem nossa participação? Sim, as etiquetas podem ser eliminadas, mas deve ser uma ação expressa e, ademais, não evita que sejam difundidas.
À margem de publicar nossa vida a golpe de etiquetas, estas podem ocasionar problemas acrescentados por um uso infeliz, imprudente, desleixado ou mal tencionado . Podem surgir danos graves e inclusive criarem-se ações de cyberbullying. Convidamos-te a conhecer algumas destas situações no site (em espanhol) www.etiquetassinproblemas.com